Biblioteca

Aqui você encontra diversos links para sites, que disponibilizam livros em formatos digitais - ebooks, para download e leitura online. Clique no título para ser redirecionado a página correspondente.

Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.

eBooks Brasil 

Site mantido por Francisco Teotonio, um dos, senão o primeiro site que conheci, que disponibiliza ebooks gratuitos na internet. Pode-se dizer que ele luta bravamente pela cultura, convido-os a visitar o site, conhecer seu trabalho e descobrir o porquê, dele merecer os parabéns. 

Brasiliana USP

Acessível ao público desde junho de 2009, no site da Universidade de São Paulo (USP), tem como meta oferecer para a pesquisa a maior Brasiliana custodiada por uma instituição de ensino em escala mundial, tornando-a disponível em linha na rede mundial de computadores (Internet), disponibilizando livros, documentos, manuscritos e imagens.

Domínio Público

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Brasiliana Eletrônica

Editada originalmente pela Companhia Editora Nacional no período de 1931 a 1993, a Coleção Brasiliana reunia 415 volumes de autores brasileiros e estrangeiros. O projeto Brasiliana Eletrônica vai digitalizar todo o acervo da Coleção e exibi-lo de forma aberta neste website.

Universia 

A Universia Brasil oferece uma seleção com mais de 1.000 livros para baixar grátis. A lista inclui clássicos da literatura mundial e livros acadêmicos.


A Casa de José de Alencar está situada no Sítio Alagadiço Novo, no bairro de Messejana, Fortaleza-CE e foi adquirido em 1825 pelo padre José Martiniano de Alencar, pai do escritor cearense José de Alencar, personagem principal da nossa história. Por nove anos, este espaço foi o lar do escritor, autor dos mais renomados títulos da Literatura Nacional, com destaque para as obras “Iracema” e “O Guarani”, que foram fortemente influenciadas pelas belezas naturais do estado do Ceará. Na sua Biblioteca Virtual, há  14 obras de José de Alencar para download.

A Biblioteca Nacional Digital foi lançada como projecto da BNP em Fevereiro de 2002, enquanto serviço de acesso em linha à cópia digital de documentos das suas colecções, integrando obras que desde 1998 já vinham sendo digitalizadas no contexto de exposições e outras actividades de difusão cultural da Instituição. 

Tendo em vista a preservação de documentos de natureza frágil e/ou manuseamento difícil, foi seleccionado um conjunto significativo de documentos iconográficos (cartazes, estampas, desenhos, etc) e de material cartográfico, representando respectivamente 65% e 18% dos documentos digitalizados disponíveis na Biblioteca Nacional Digital. 


Project Gutenberg oferece-lhe mais de 38.000 livros eletrônicos gratuitos: escolha entre livros grátis em formato epub ou livros grátis em formato kindle, para download ou leitura online. Todos os ebooks foram previamente publicados por editores genuínos. Digitalizados e revizados cuidadosamente com a ajuda de milhares de voluntários. Juntamente com os parceiros, totalizam mais de  100 mil ebooks que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.

Livros Labcom

Projecto editorial que disponibiliza em PDF todos os livros publicados pelo LabCom: Laboratório de Comunicação On-line (www.labcom.ubi.pt), um espaço física e virtualmente afecto ao Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior.



Vou acrescentar links conforme for achando mais, e aqui no finalzinho da página ficarão os links para meus ebooks.


Uma Jornada

Reflexões baseadas na jornada de 49 dias do Sefirat ha Omer, publicadas no blog no período de 20 de abril a 09 de junho de 2011. Uma Jornada - Joakim Antonio

Peças da Vida

Peças da vidas, pequeno ebook, publicado em partes no blog Visão Interior no período de 30 de julho de 2012 a 04 de agosto de 2012. Peças da Vida - Joakim Antonio